Livro – Cartas na Mesa

Cartas na Mesa

Agatha Christie, Inglaterra, 1936

Sinopse: Um convite inusitado para o jantar. Mesa para nove. Quatro são detetives. Quatro são assassinos. Para o anfitrião, só sobra ser a vítima. Quem terá matado o extravagante Senhor Shaitana?

Crítica: Mais uma boa compra no aeroporto de Brasília, há muitas e muitas semanas atrás. Não é do que a Agatha tem de melhor, mas segura duas horas de vôo sem dormir. Destaque para a participação da escritora Ariadne Oliver, “alter-ego” da Agatha Christie na trama. Não lia nenhum livro com ela desde “Noite das bruxas”. Uma das cenas mais interessantes do livro – para quem é fã – é a cena em que Ariadne Oliver toma chá com a amiga de uma das suspeitas e fala sobre como é ser uma escritora de sucesso e como se arrepende de ter criado um detetive finlandês! Para a autora de mentirinha era extremamente desgastante receber toneladas de cartas da Finlândia com reclamações contra o seu personagem, Sven Hjerson, dado a fazer coisas nada “finlandesas”. Será que Agatha recebia muitas queixas de belgas indignados com os modos de Poirot?

Ariadne Oliver, Agatha e as Mulheres: A Agatha Christie é uma autora de estereotipos. Todos os seus personagens são tipos burgueses afetados, secretárias que transpiram eficiência, ingleses que odeiam estrangeiros, ex-militares com traumas de guerra, empregados fuxiqueiros, solteironas amarguradas etc, etc, etc. A forma como Agatha descreve as mulheres também é extremamente estereotipada e contada a partir de uma perspectiva absolutamente masculina. Exemplo disso são as suposições desastradas de Ariadne Oliver, baseada em sua “intuição feminina”. Pensei que em se tratando de uma representação de si mesma, Agatha retrataria as mulheres de forma menos retardada. Infelizmente, a opção da Agatha nunca foi essa.

Para ver: Trecho do episódio de “Cartas na Mesa” do seriado “Poirot”

Esta entrada foi publicada em Eu li: Agatha Christie, Eu li: Ficção com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s