Mais dois livros de Miss Marple

Um crime adormecido

Agatha Christie, Inglaterra, 1976

Sinopse: “Um crime adormecido” é o famoso último caso de Miss Marple, célebre detetive amadora criada por Agatha Christie. Antes que caiam matando em cima do blog, explico: Isto não é um spoiler. Está escrito em todas as capas de “Um crime adormecido” que eu conheço que este é o último caso de Miss Marple, da mesma forma que todos sabem que “Cai o pano” é o último caso de Hercule Poirot. O livro conta a história do jovem casal Reed, que resolve se estabelecer na Inglaterra logo após seu casamento. A jovem Gwenda encontra uma encantadora mansão vitoriana no interior da Inglaterra e quase não pode crer em sua sorte. A casa é perfeita e desde o primeiro momento ela experiementa a estranha sensação de  pertencer àquele lugar. Tudo corre bem até que a familiaridade de Gwenda com seu novo lar extrapola os limites da normalidade. Como poderia ela saber onde ficava o antigo caminho para o jardim? E adivinhar que onde há hoje uma parede já houve uma porta? Atormentada com as estranhas descobertas que faz a cada dia, Gwenda procura refúgio na casa de amigos em Londres, nada mais nada menos que o casal Raymond e Joan West, sobrinhos de Miss Marple.

Curiosidade: Este livro foi lançado em 1976, mas foi escrito durante a II Guerra Mundial. Conta-se que a autora teve medo de morrer durante a Guerra e resolveu escrever os últimos casos de Miss Marple e Hercule Poirot, os quais manteve guardados durante anos. Devido a isto, encontram-se alguns erros de continuidade no livro. O Coronel Arthur Bantry, marido de Dolly Bantry, amiga de Miss Marple, aparece vivo neste livro. Sabe-se,
entretanto que o coronel Bantry, que desempenhou importante papel em “Um corpo na biblioteca”, morre antes de “A maldição do espelho”, onde Dolly aparece já viuva. Em “Um crime adormecido” Miss Marple inclusive visita Dolly em sua antiga casa, “Gossinton Hall”. Sabemos também por “A maldição do espelho” que Dolly Bantry vendeu Gossinton após a morte de seu marido. Outro erro cronológico do livro é em relação ao trono da Inglaterra. Durante “Um crime adormecido” são feitas referências ao Rei George VI e às ainda princesas Margarteh e Elizabeth, quando esta já deveria ser Rainha na época em que o livro foi de fato publicado. Parece que Agatha não teve tempo de fazer essas revisões antes de morrer e eu concordo que seria errado que seus editores a corrigem sem sua autorização após sua morte.

Comentário: Muito, muito bom. Realmente foi escrito na melhor fase da autora.

Os treze problemas

Agatha Christie, Inglaterra, 1933

Sinopse: Este livro é uma coletânea de histórias de mistério narradas por diversos personagens do universo de Miss Marple. Alguns deles: seu sobrinho, o escritor Raymond West; Dolly Bantry, futura amiga de Miss Marple, a quem é apresentada durante este livro; Sir Henry Clithering, ex-investigador da Scotland Yard e tio do Inspetor Craddock (de Convite para um Homicídio, A Testemunha Ocular do Crime e A Maldição do Espelho); e Joan West, a artista que entra para a família de Miss Marple neste livro. Tratam-se de treze histórias de mistério cuja solução apenas o narrador a conhece. Após serem confrontados com o problema, todos os presentes devem propor uma solução.

Curiosidade: A curiosidade fica por conta da capa da edição ao lado, um microscópio observando “toda a vida que há em uma poça d´água”. Esta é uma das frases mais famosas de Miss Marple, em resposta ao seu arrogante sobrinho que compara a vida em Saint Mary Mead à uma poça de água parada. Miss Marple responde que se seu sobrinho fosse capaz de analisar um poça d´água sob a luz de um microscópio iria se surpreender com quanta vida há ali… A capa provavelmente se deve ao fato do livro ter como cenário Saint Mary Mead.

Comentário: Algumas histórias são bem superiores à outras, mas o interessante é que este livro tem um pouco de tudo que a Agatha Christie já fez: Mistérios com fundo sobrenatural, venenos, tintas mágicas, os bons e velhos triângulos amorosos, disputas por heranças, espionagem internacional… Vários dos estilos que marcariam sua carreira já condensados em um livro escrito em 1933. Os melhores contos, na minha opinião, são os que Miss Marple conta e “A Dama de Companhia”, narrada pelo médico. O forte do livro entretanto é “amarrar” um pouco mais as coisas no universo de Miss Marple, pois entre “Assassinato na Casa do Pastor” e “Um corpo na biblioteca” parece haver uma grande lacuna de continuidade.

Status do meu Desafio Miss Marple 2011:

Gostou? Então leia também:

Tudo que já foi publicado sobre Agatha Christie em Dois Pontos: Travessão

Livro: Assassinato na casa do Pastor – o primeiro caso de Miss Marple

Livro: Um corpo na biblioteca – protagonizado pelo casal Bantry

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu li: Agatha Christie, Eu li: Ficção com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Mais dois livros de Miss Marple

  1. Rachel diz:

    Oi Di!
    Gostei da curiosidade sobre o livro “Um crime adormecido”. Não tinha reparado nesses “erros de continuidade” até porque nunca li os livros em sequência.
    Não sei se vc já leu o livro “Os quatro grandes” (com o Poirot), eu li recentemente e achei bem ruim, rs.
    Beijos

  2. dsoares08 diz:

    No segundo-grau eu comecei a ler os quatro grandes mas eu não consegui continuar! Não me prendeu a atenção, não sei porque…
    É ruim então é?
    Eu to querendo reler Passageiro para Frankfurt, que tu me emprestou no colégio! Eu lembro que eu gostei mas eu não lembro NADA da história…
    Beijuuus

    • Rachel diz:

      Bom, talvez tenha te prendido a atenção porque é um livro “diferente” dos que a autora normalmente escreve. É uma conspiração mundial que o Poirot tem que impedir e ele vai pra lá e pra cá!
      Também não lembro da história de “Passageiro para Frankfurt” mas lembro de achar chato….hehehe
      Beijos
      PS: Feliz aniversárioooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s