Livro – O incrível dom de Oscar

O incrível dom de Oscar

David Dosa, EUA, 2010

Sinopse: Steere House é uma clínica geriátrica localizada na cidade de Providence, em Rhode Island, nos Estados Unidos. A clínica é a última morada de diversos pacientes que sofrem de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, mas é também o abrigo de seis simpáticos felinos, dentre os quais um muito especial. Trata-se de Oscar, cujo dom é prever a morte. Sempre que um paciente está para partir, Oscar se aninha em sua cama algumas horas antes e só sai de lá quando tudo acaba. Ao longo dos anos em que esteve na clínica, Oscar acompanhou os últimos momentos de pelo menos cinqüenta pacientes, acertando sempre na mosca. Com o passar do tempo, os próprio profissionais passaram a observar Oscar e usá-lo com um termômetro. Se Oscar entrava no 315, algo ia mal no 315…

Intrigado com o incrível dom de Oscar e meio desconfiado quanto à suas habilidades no princípio, o Dr. David Dosa resolve investigar. Haverá alguma explicação plausível para o comportamento do gato? Ou será tudo mera coincidência?

Este é o ponto de partida desta bela história que muito antes de tratar sobre um gato trata sobre o fim da vida e os cuidados dispensados à doentes terminais. Seguindo a trilha de Oscar, o Dr. Dosa encontra muito mais informações sobre as doenças degenerativas e o sentimento das famílias que acompanham seus entes queridos nas horas finais, do que explicações para o misterioso dom de Oscar. Um livro encantador, que me deixou com vontade de estudar demência🙂

Curiosidades: Há uma explicação bastante plausível para o dom de Oscar. A morte celular resulta na formação de diversos compostos oxigenados, provenientes da decomposição dos carboidratos. Dentre estes compostos, há liberação de diversos tipos de cetona, um composto de odor característico e adocicado, também reconhecido no hálito de pacientes diabéticos quanto seus níveis de glicose estão muito elevados. Este seria o “doce cheiro da morte” que gatos, com suas sensíveis narinas, seriam capazes de reconhecer. O escritor conta em dado momento do livro que recebeu o telefonema de um médico que havia trabalhado nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. O velho médico teria afirmado que depois de tanto carregar moribundos para fora dos campos, ele mesmo tornou-se capaz de identificar os que morreriam ou não. E isto se devia justamente ao seu olfato. Os que iriam morrer exalavam de seu corpo um leve perfume adocicado. Talvez, o mesmo perfume que levava Oscar às camas dos pacientes de Steere House.

Outra curiosidade é que antes de virar livro, a história de Oscar virou artigo no New England Journal of Medicine. Mas a fama não parou por ai. Além do livro e da publicação em revista científica, Oscar também inspirou o episódio “Here kitty” de House e já se prepara para ganhar sua primeira versão cinematográfica.

Comentário: Gostei muito deste livrinho. Eu estou empenhada no meu desafio Miss Marple, mas tive que esperar um compromisso por alguns minutos dentro da Saraiva e peguei uma pilha de livros para folhear. O primeiro que abri foi esse e logo que comecei a ler não parei mais. Felizmente o livro era barato (R$29,00), pois tive que comprar. É muito bom para amantes de gatos, médicos e familiares de pacientes idosos.

Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Livro – O incrível dom de Oscar

  1. Elis diz:

    Amei a sinopse, as curiosidades e as suas palavras…..com certeza esse livro aparecerá na minha estante em breve…..ótima dica…beijokas elis!!!!!!!

  2. dsoares08 diz:

    Oi Elis! Não vai se arrepender da leitura! Depois passe aqui para contar o que achou!

    Beijocas!

  3. Ana Graça diz:

    Boa tarde
    Pode-me indicar onde consigo arranjar este livro.
    Estou farta de procurar e não encontro.
    Fico aguardar
    Obrigada
    Teresa

    • dsoares08 diz:

      Oi Teresa!
      Eu encontrei bem facilmente na Saraiva Mega Store de Porto Alegre. Aqui em caxias eu sempre vejo alguns exemplares também. Acho que se você for a uma dessas livraria grandes, tipo a Cultura, a Saraiva, a Siciliano, você consegue encomendar!
      Um abraço e obrigada pela visita!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s