Os melhores do ano, no último post do ano

Retrospectiva 2010

Esses dias, tive uma idéia genial. Aliás, às vezes me impressiono com a quantidade de idéias geniais que eu tenho por semana. É muita idéia genial por metro quadrado. A idéia genial da vez me ocorreu quando vi o Sérgio Chapelin na TV, fazendo a chamada para a Retrospectiva 2010 da Globo. A Retrospectiva, como sabem, é uma tradição da Globo, indo ao ar invariavelmente no dia 30 de Dezembro de cada ano.

Eis então que (Bingo!) tive a idéia genial de criar uma tradição no Blog para o dia 30 de Dezembro de cada ano. Neste dia, e invariavelmente neste dia, será postado neste blog um Top 10, com os 10 posts mais acessados durante os 365 dias que se passaram. Assim, poderemos reviver o que de melhor passou por aqui. Genial, não? É. Eu sei.

Vamos então (tchan, tchan, tchan, tchan…) à lista!

10° Lugar – Com 158 vizualizações

Livro – A Princesa Leal

Este post traz a resenha do primeiro livro da Série Tudor de Philippa Gregory, grande escritora inglesa de romances históricos. O enredo se desenrola em torno do brevíssimo casamento de Catarina de Aragão com Arthur Tudor, irmão mais velho de Henrique VIII. Arthur morreu logo após se casar e deixou para trás sua jovem viúva sem trono, solitária em um Reino distante. Filha de pais espertos e de uma das corôas mais importantes da Europa, Catarina recomeçará a trilhar seu caminho rumo ao trono inglês. Seu alvo: O pequeno e mimado Henrique. Como disse na postagem original, o romance em si é bastante mais fraco do que os outros livros da Série. Mas o post acaba sendo bacana, pois chego a comentar algumas coisas que li sobre o período  em que se passa a história. Se ainda não conferiu, siga o link e faça uma visita.

9° Lugar – Com 175 vizualizações

Há 80 anos – O primeiro Comunista candidato à Presidente da República

Este post foi publicado em Agosto, uma semana antes do início da campanha eleitoral na TV. É a reprodução de um texto escrito por Augusto Buonicore, recebido por email através da lista do HISTEDBR, onde, aliás, sempre circula coisa muito boa. O texto resgata a candidatura de Minervino de Oliveira, operário negro do BOC – Bloco Operário e Camponês, à Presidência da República em 1930.  É um texto bastante interessante, que conta muito da história do BOC e trás algumas curiosidades, como o fato de cada eleitor ter direito a oito votos naquela época! Se ficou curioso, clique aqui para ler o texto.

Lugar – Com 249 vizualizações

Ato Médico na Zero Hora

Este post tráz dois artigos publicados na Zero Hora em Dezembro de 2009 e janeiro de 2010. O primeiro, foi escrito pelo Dr. Cláudio Franzen, Presidente do CREMERS, com o título “Resistência inexplicável ao ato médico”. Neste artigo, o autor questiona os porquês da campanha contra o projeto de Lei do Ato Médico, promovida pelas demais profissões de saúde. O segundo artigo foi escrito pelo psicólogo Paulo Kröeff e se chama “Explicáveis resistências ao ato médico”. Foi escrito no mês seguinte, em resposta ao artigo do Dr. Franzen. Para quem ainda tem paciência para a polêmica (não é o meu caso), siga aqui o link e delicie-se com um pouco mais do mesmo.

Lugar – Com 309 vizualizações

História infantis

Neste post do mês de março, divido com os leitores do blog um sonho de consumo, o livro “Fadas no Divã – Psicanálise nas histórias infantis, da editora Art Med.  O livro é lindo – e caro – e se propõe a analisar, sob a luz da psicanálise, as histórias clássicas infantis. Tem a Chapeuzinho Vermelho, o Patinho Feio, a Cinderela, e muitas outras histórias. A análise é bem aprofundada e leva em conta as modificações que as histórias sofreram ao longo do tempo. Também neste post, você poderá encontrar um artigo da psicanalista Luciana Falcão sobre os monstros nas histórias infantis. Parece que o assunto é polêmica na área… Confira a discussão aqui, neste link.

Lugar – Com 341 vizualizações

A Rainha do Castelo de ar

Este é o terceiro e último livro da saudosa Trilogia Millenium, de Stieg Larsson, escritor suéco que deixa saudades em nossos corações. É o livro que desata todos os nós do segundo volume da série “A menina que brincava com fogo”. Mais do que recomendo a leitura. Clique aqui, para conferir.

Lugar – Com 465 vizualizações

Super dicas de livros de suspense

Este post foi uma surpresa para mim, pois é bastante antigo (Janeiro deste ano) mas o boom de acessos ocorreu, no máximo, de Outubro para cá. E o mais bacana de tudo foram os leitores – poucos, mas valiosos – que aproveitaram o espaço dos comentário para deixar também suas próprias dicas de leitura. Gostei tanto da popularidade deste post nos últimos dias, que já estou planejando para breve fazer o Super dicas de livros de suspense II! Enquanto o novo post não chega, curtam ai as dicas que rolaram por lá, seguindo este link e deixe também a sua contribuição.

Lugar – Com 544 vizualizações

Meninos sem Pátria e O ano em que meus pais saíram de férias

Escrevi este post também em janeiro, após ler que a Comissão da Anistia do Ministério da Justiça estava apreciando o caso dos filhos e netos de militantes que lutaram contra a Ditadura Militar no Brasil. Me lembrei então de um livro bacana que li na escola, sobre dois garotos, filhos de um pai jornalista que é perseguido pela ditadura e precisa fugir com a família do país. É um livro bonito e, como disse no post, acho que este tipo de leitura influencia muito na formação política das pessoas. A outra dica do post é o filme “O ano em que meus pais saíram de férias”, que também retrata a ótica da criança em meio à um período político conturbado, em que os pais precisam se ausentar para fugir da repressão. Se você curte o assunto ou também leu Luis Puntel na infância, clique aqui para conferir o post. Achei engraçadíssimo o comentário que recebi neste post, de uma pessoa que comprou o livro sem a última página e queria saber como acaba🙂 Infelizmente, não pude ajudar!

Lugar – Com 671 vizualizações

O Caso do Bolinho

E estamos quase chegando ao fim, einh? A medalha de bronze do Top 10 do ano vai para “O Caso do Bolinho”, primeiro livro que eu li em toda a minha vida. Este post realmente fez muito sucesso. Eu tive acessos quase que diários no post do bolinho, com direito à muitas visitas de profs que vinham me contar como as crianças ainda adoram este livro. Clique aqui para conhecer a fantástica odisséia do bolinho, uma história de emoção e aventura vivida por um bolinho fujão, que se achava esperto demais.

Lugar – Com 679 vizualizações

A irmã de Ana Bolena

Mais um livro de Philippa Gregory abocanhando a medalha de prata dos melhores do ano. “A Irmã de Ana Bolena” é o segundo livro da Série Tudor, e trás deliciosas 626 páginas da melhor versão para a história de Ana Bolena que eu já li. É tão bom, mas tão bom, que virou um filme, também muito bom mas, na minha opinião, pouco fiél à obra. Há também uma adaptação dramatúrgica da BBC para o livro mas, ainda que mais fiél, com qualidade muito baixa. O livro é narrado em primeira pessoa por Maria Bolena, irmã de Ana e primeira amante do Rei. Com ela, revivemos as intrigas da corte de Henrique VIII e o perigosa trama que leva a família Howard pela primeira vez ao trono da Inglaterra. O fim da história todo mundo já conhece, mas eu garanto que os meandros valem a pena. Uma história fascinante, que em 500 anos não conseguiu perder o encanto. Cliquem aqui para conferir!

Lugar – Com 1095 vizualizações

Atenção! Ruflem os tambores, porque vem ai…

Entrevista Marcelo Freixo – Tropa de Elite 2

É galera… pega um, pega geral, também vai pegar você! A entrevista de Marcelo Freixo, o nosso Deputado Fraga, do PSOL/RJ, rendeu nada mais, nada menos que 1095 visualiações neste blog. Desbancou “O Caso do bolinho”, que até o Outubro deste ano era líder isolado de acessos em Dois Pontos: Travessão! Mas tudo bem! O fim da saga do Capitão Nascimento merece e o trabalho do Freixo contra o crime organizado no Rio também. Curtam no post vencedor do TOP 10 – 2010, o vídeo com a entrevista concedida logo após a estréia do filme e o Relatório Final da CPI das Milícias, disponível para download na íntegra! Imperdível!

E assim termina o nosso primeiro TOP 10, com os melhores do ano em Dois Pontos: Travessão! Obrigada a todos que estiveram por aqui, lendo e divulgando todos os posts deste blog! Em 2011 tem mais!

Feliz ano novo pessoal!

E não se esqueçam: Saúde e paz… e o Serra nunca mais!

Esses são os votos de Dois Pontos: Travessão!

Esta entrada foi publicada em Fora de Pauta. ligação permanente.

5 respostas a Os melhores do ano, no último post do ano

  1. Rachel diz:

    Oi Di!
    Excelente 2011 pra vc (e pra todos que passarem pelo seu blog!)!!!!!!!!
    Os post que eu mais gostei foram os da Agatha Christie (que vc sabe que eu adoro) e o do super dicas de livros de suspense!
    Continua mesmo com o blog, Di, ele tá bem legal!
    BJO enorme!

  2. Felipe diz:

    Parabéns pelo sucesso! Abraço e bom 2011.

  3. dsoares08 diz:

    Valeu pelos comentários, pessoal!

    Rache, tu é a minha leitora mais fiél!!! Metade dos meus acessos são seus hahaha! amiga é pra essas coisas né?
    Eu tb ando na pilha de ler agatha christie. Eu terminei de ler “Assassinato na casa do pastor” e me deu uma vontade de ler todos os livros da Miss Marple em seqüência cronológica! É muito legal ler esse livro, porque ele apresenta TODA a aldeia de Saint Mary Mead, você fica conhecendo o pastor, a esposa, sabe que ela ficou grávida nesse livro, conhece o médico, as solteironas amigas da Miss Marple… eu gostei. Vou ver se em 2011 eu leio TODOS OS LIVROS DA MISS MARPLE! Pronto! Ta ai o desafio do ano!

    Beijoooos

  4. Rachel diz:

    rs…como eu disse no comentário do outro post: esse seu desafio tá muito fácil (tem poucos livros com a Miss Marple)! Mas o que vale é achar a leitura prazerosa!!!
    Acho que eu sou a leitora mais fiel porque eu gosto da ideia do blog, vc é minha amiga e vc fala sobre livros que é o que eu adoro (mesmo que eu não tenha tempo para ler o tanto que eu gostaria), por isso tô sempre dando uma passada por aqui!😀
    BJO
    PS: quase ia esquecendo!! Li o livro do Hugh Laurie “O vendedor de armas”, bem legal, uma boa diversão, humor mais ao estilo “House”.

  5. dsoares08 diz:

    Mas Rachel, veja pelo lado positivo: Se eu ler todos os livros da Agatha Christie muito rápido, logo, logo meu blog vai ficar bem menos interessante!🙂
    Mas realmente, eu to com uma sensação de que vou acabar com esse dessafio em fevereiro…
    Eu voltei com a meta de ler Agatha Chrisite porque eu comprei aquele “Os diários secretos”, mas eu parei de ler 150 paginas depois pq eu vi que ia estragar tudo!
    Beijuuuus

Deixe uma Resposta

