Livro – A Peste

A Peste

Albert Camus, França, 1947

Sinopse: Neste livro, o escritor existencialista Albert Camus conta a história de uma epidemia de peste bubônica que se abate sobre a cidade de Orã, na Argélia. Com a cidade sitiada por causa da doença, os habitantes de Orã se vêm, do dia para a noite, obrigados a conviver com a morte e com a separação dos entes queridos que se encontram além das fronteiras da cidade, impedidos de retornar.

Curiosidades&Contexto: A solidão e a falta de perspectiva provocadas pelo isolamento da cidade em decorrência da peste seriam uma metáfora da vida nas cidades francesas ocupadas pelos nazistas, durante a II Guerra Mundial.

Quem é o autor: Albert Camus é um dos mais importantes escritores em língua francesa do mundo. Nasceu em Mondovi, em 1913 e nem conheceu o pai, morto no ano seguinte na Batalha do Marne, durante a I Guerra Mundial. Mudou-se para a França onde ingressou no Partido Comunista Francês. Fez amizade com Sartre. Anos depois, rompeu com Sartre. É conhecido como um autor existencialista e sua obra se divide em duas grandes fases: O absurdo e a revolta. A Peste faz parte do segundo ciclo. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1957. Morreu 3 anos depois.

O texto: Narrado em primeira pessoa, através de um personagem que só revelará sua identidade no final do livro. O narrador se apresenta como um “cronista” e o texto é claro e objetivo. O livro é também curto: 291 páginas na edição pocket, da BestBolso.

Não leia: O resumo da capa, onde eles entregam quem é o narrador. A minha sorte foi que li o livro por indicação de um amigo, então não li o resumo do verso, só depois que eu terminei.

Quem vai gostar: Acho que o melhor público do livro é a categoria em que me incluo, a dos “médicos de esquerda”.

Quem não vai gostar: Quem só lê roteiros clássicos, com mocinho, bandido e final feliz

***

Gostou? Então veja também:

Livro – O Estrangeiro, Albert Camus, Ciclo do Absurdo

Pato Donald Nazista? Mussolini, Goebbels e Hiroito em um desenho da Disney? Confira desenho animado de propaganda americana durante a II Guerra Mundial

Confira também, os quadrinhos no Front da II Guerra Mundial: Educação para a morte. De brinde, no mesmo post, o super-homem comunista!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Livro – A Peste

  1. Daniel diz:

    Bom livro. Não o melhor do Camus, mas excelente leitura ainda assim.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s