Aumento das mensalidades na UCS

Aumento das mensalidades é discutido na Câmara de Vereadores

O aumento de mensalidades da UCS e a retirada dos descontos para as licenciaturas foram discutidos em uma reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A audiência foi marcada com o Presidente da Comissão, Eloi Frizzo (PSB) durante a homenagem aos 50 anos do Curso de História.

Representantes do DA de História e membros da Movimentação estavam presentes, mais uma vez, defendendo os estudantes. Os acadêmicos relataram sobre o processo de reajuste das mensalidades desse ano. A UCS aumentou as mensalidades em 7,94% e os descontos de 20% para as licenciaturas estão ameaçados. Essas duas discussões foram feitas em segredo pela Reitoria e pelo Conselho Diretor.

Para o representante do DA de História, Paulo Ferreira, o problema principal é que a direção da UCS não abriu aos estudantes espaço de participação nos debates das questões em pauta. Ele expôs, ainda, que o desconto, para as licenciaturas, foi uma conquista estudantil de 2006, por meio do Orçamento Universitário, e que, se efetivada, a sua retirada iria de encontro às condições financeiras da maior parte dos alunos.

Na mesma linha, o estudante de História Douglas Finger argumentou que certas decisões do Conselho Diretor da Universidade são tomadas sem o conhecimento das entidades que representam os estudantes. Segundo ele, tal atitude não condiz com o perfil de universidade comunitária. Em torno de 92% dos rendimentos da UCS advém das mensalidades. Dessa maneira, é um absurdo que os estudantes fiquem de fora das decisões sobre o orçamento e da prestação de contas, asseverou.

Um representante do DCE atual estava presente também e fez uma crítica muito tímida à Reitoria da UCS limitando-se a dizer que o corte de R$ 11 milhões nos gastos será insuficiente para garantir os investimentos necessários esse ano na UCS.

A posição da Movimentação é bastante clara, somos contra a retirada dos descontos para as Licenciaturas. Na nossa opinião essa não é uma reivindicação apenas econômica, ele é um incentivo para a formação de professores tão necessários para a construção de um país com melhores condições de vida.

A posição dos vereadores

A vereadora Geni Peteffi/PMDB, que participa da Comissão de Educação, considerou ser preciso ouvir as justificativas da universidade, para que a discussão avance. Também membro, Vinicius Ribeiro/PDT destacou que o fato de a universidade buscar novos critérios, na condução administrativa, não deve desencorajar aspectos como a procura pelas licenciaturas. Segundo ele, trata-se de demanda regional das instituições de ensino.

O vereador Marcos Daneluz/PT, que integra a referida Comissão, salientou que as mensalidades altas interferem, inclusive, na capacidade dos estudantes disputarem vagas no mercado de trabalho, em condições iguais aos acadêmicos de demais universidades.

Segundo Denise Pessôa/PT, as medidas da UCS, para frear os gastos, soam como retrocesso, nos avanços conquistados pela mobilização acadêmica. Ela defendeu a volta do orçamento universitário participativo.

Enquanto isso, Renato Oliveira/PCdoB enfatizou que a movimentação estudantil precisa continuar. Rodrigo Beltrão/PT chamou o Conselho Diretor da UCS à responsabilidade sobre a condução dos serviços da instituição, já que ele é o responsável pela escolha do reitor.Ao término do encontro, Frizzo informou que tentará agendar um encontro com representantes da reitoria e do Conselho Diretor da Universidade.

Além do presidente Frizzo e dos parlamentares Geni, Daneluz e Vinicius, integra a Comissão de Educação o vereador Assis Melo/PCdoB.

Foto: Diego Netto

Texto: Redação do Blog Movimentação com Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Fora de Pauta com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s