ABL faz evento em homenagem a Albert Camus

Coincidências

Você já teve a sensação de nunca ter ouvido falar de uma coisa e de repente ver ela em todos os lugares? Mais ou menos aquela sensação que você tem quando alguém próximo engravida. Parece que surgem mulheres grávidas e todos os cantos e o mundo inteiro está prestes a parir.

Pois é. O mesmo tem acontecido comigo, mas não se trata de nenhuma conhecida em estado interessante. As coincidências que não param de surgir são as que envolvem o escritor – devo acrescentar, brilhante escritor – Albert Camus.

Há pouco mais de um mês nunca tinha sequer ouvido falar de Camus. Em uma de nossas visitas periódicas à livraria Arco da Velha, meu amigo Vinícius insistiu para que eu comprasse “O Estrangeiro”. Fizemos então um trato: Eu lia “O estrangeiro” e ele lia “Os quatro grandes”, da Agatha Christie.

Me esqueci de acompanhar a leitura do Vinícius, mas do meu lado a troca funcionou muito bem. Adorei o livro. Tanto que me dei ao trabalho de passar uma hora na biblioteca, em um desses intervalos entre o Hospital e o Ambulatório, lendo nos dicionários de filosofia sobre o Existencialismo, corrente filosófica na qual se insere a literatura de Camus, Sartre e sua companheira, Simone Beauvoir

Pela mesma época em que eu lia “O estrangeiro” pela primeira vez, descobri que a Vera Holtz e o Guilherme Leme estão em cartaz em São Paulo, com um monólogo da obra. Guilherme Leme atua, Vera Holtz dirige. Vi uns vídeos a respeito no youtube e parece muito bom.

Albert Camus (1913-1960)

Hoje a última coincidência veio somar-se ao fato de eu estar lendo “A Peste”, outro livro do mesmo escritor. Vi no twitter que a ABL – Academia Brasileira de Letras realizará hoje à noite, no Rio de Janeiro, uma mesa de debates com a Ana Maria Machado e o Eduardo Portela, ambos imortais da academia, sobre Camus. Com a notícia, veio também a explicação lógica para tantas coicindências: Em 2010 “comemora-se” (nunca compreendi muito bem o emprego desta palavra nesse contexto em particular, mas vá lá) os cinqüenta anos do falecimento de Albert Camus. Finalmente fez-se a luz quanto a todas as coincidências. Não fosse o ano da morte de Camus, é possível que a editora Best Bolso não tivesse aumentado a tiragem das obras do escritor, permitindo que o Vinícius pudesse pegar um exemplar na mão para me induzir a compra. É possível também, que a peça da Vera Holtz e do Guilherme Leme esperasse outra data mais oportuna para entrar em cartaz e atrair público.

Fiquei pensando que não devem existir mesmo coincidências no mundo, só coisas que nosso cérebro deixa de prestar a atenção. Sempre há um airbus, um fotógrafo freelancer engraçadinho ou um aniversário de morte para esclarecer as coisas. Talvez, no máximo, à exceção das grávidas e dos postes de luz que apagam sempre que você passa por eles.

PS (31/10/2010 – 02h50min): Estou aqui assistindo “Um olhar do paraíso” e aparece a mãe garotinha que morre lendo um livro no quarto. Adivinha de quem? 🙂

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Fora de Pauta com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a ABL faz evento em homenagem a Albert Camus

  1. larissa diz:

    a peste é um baita livro. ha quem diga – simone de beauvoir, que camus anteviu o horror do nazi-fascismo nesse livro, encarnado pela peste.

  2. dsoares08 diz:

    É mesmo? Que interessante! Eu estou na metade. Curiosa para compreender melhor essa conexão ai. Eu comecei a ler uma critica de que a mensagem do livro mesmo (se é que dá pra chamar de mensagem… me refiro ao “grande tchan”) não fica mto evidente no começo. Mas ai eu parei de ler a critica pq eu nao queria estragar a leitura… Vamos indo.
    Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s