Documentário: The US vs John Lennon

Os Estados Unidos contra John Lennon

Por indicação da minha colega do internato, a Renata, assisti o documentário “The US vs John Lennon”. Quando vi o Noam Chomsky e o Taraq Ali fazendo comentários no filme, vi que o documentário seria melhor que a encomenda.

“The US vs John Lennon” é na verdade Nixon contra Lennon e Yoko, por sua influência sobre os jovens em uma época em que o presidente tentava a reeleição. Mas o mais interessante de tudo é a narração do desenvolvimento político da banda e do artista.

Não deixem de assistir. Ainda mais em tempo de show do Paul Mccartney e essa vibe toda de Beatles no ar.

Abaixo, “Revolution”, para ouvir antes de dormir e sonhar com ela 😉

Obs: Eu tenho só uma crítica a fazer ao John Lennon. Ele simplesmente não deixava a Yoko falar. Mas como eu estava falando com a Renata (futura psiquiatra), eram muitas idéias represadas em uma mente só (e muito criativa), provavelmente ele não fazia por mal.

Obs 2: Sobre “Revolution” e a “Revolução” que queriam os Beatles, no filme percebe-se que eles valorizavam muito a rebeldia individual e um certo tipo de “não violência”, que acabava limitando a compreensão que eles tinham de alguns processos históricos. Aliás, basta o último refrão de “Revolution” para perceber isto: But if you go carrying pictures of Chairman Mao/You ain’t going to make it with anyone anyhow. De qualquer forma, “Revolution” é apontada no filme como um marco na carreira dos Beatles, assinalando o momento do encontro político da banda com a sua geração. E mesmo sem demonstrar maiores amores pelo Mao, a música é um grande estímulo à liberdade e a contestação, coisas que foram mais que suficientes para incomodar alguns e inspirar muitos outros.

Veja o trailer do filme aqui
Torrent para download aqui
Obs 12/11/2010: Cada vez que eu ouço essa música eu acho ela mais pelega. Nixon se incomodou a toa.
Esta entrada foi publicada em Eu vi: Filmes com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

