Política&Arte: Grafiteiro Banksy nos Simpsons

A cena do sofá do ano

Esses dias, fazendo algo que não fazia há muito tempo, escolhi aleatoriamente um episódio da nova temporada dos Simpsons para assistir. Quase caí da cadeira com a cena do sofá que foi ao ar no Episódio “Money Bart”, da 21 temporada, exibido semana passada nos EUA, pela FOX. Nela, a clássica cena do sofá aparece sendo produzida por uma série de mulheres orientais, trabalhando em um ambiente insalubre sob vigilância de um homem com uniforme militar. Normalmente curta, a cena do sofá de “Money Bart” dura 1 min dos 1min40seg da abertura dos Simpsons. E não pára nas mulheres. Pandas doentes carregam cargas pesadas enquanto gatinhos são processados para virar enchimento de bonecos do Bart. Se isso já basta para deixar quem está assistindo se perguntando se está realmente vendo o que está vendo, o final não decepciona. Na realidade você demora uns bons segundos para superar a abertura e se concentrar no episódio. Como Ruppert Murdoch, dono da mais Republicana das emissoras americanas, mantém o emprego de Matt Groening, só os milhões de dólares que o desenho produz há 21 anos no ar pode explicar.

A autoria da cena é atribuída ao Grafiteiro Banksy, um polêmico artista britânico de Bristol, que usa mais do que muros para expor sua arte. Banksy é famoso por ter se infiltrado em Museus importantes, como o Louvre e o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), e colado (é, isso mesmo, colado) imagens suas nas paredes, entre as outras obras já em exposição. Em uma de suas operações mais notáveis, Banksy se infiltrou em quatro museus novaiorquinos. Em três deles deixou obras suas:  Uma tela com uma lata de sopa, que passou três dias sem ser notado no MoMA; uma pintura a óleo no Museu do Brooklyn, onde um almirante colonial segura uma lata de spray na mão, com a qual teria pichado frases anti-guerra no fundo da imagem; E um besouro, com asas de caça-bombardeiro e mísseis presos ao corpo, no Museu de História Natural. No Museu Metropolitano de Arte, Banksy abortou a operação. “Eu teria que aparecer entre dois Picassos. Eu não sou tão bom para escapar dessa”

Bacana né? Nestas operações Banksy entrou nos Museus disfarçado, usando um chapéu e barba falsa, como pode ser visto nesse vídeo no youtube. Isto porque Banksy tem uma excentricidade a mais: Esconde sua identidade. Ninguém sabe quem ele é. Uma figura, sem dúvida.

Abaixo reproduzo o vídeo (com agradecimentos especiais ao Masotti, que foi quem me tuitou o vídeo), com a cena do sofá do ano.

E curtam também uma pequena amostra da arte do grafiteiro Banksy. O caminhão com o Donut gigante, objeto de desejo número 1 de Homer Simpson, também é obra dele. Talvez a parceria tenha surgido daí. 😉

Gostou?

Então Confira também: Pato Donald nazista? Passarinhos soviéticos? Super B, a águia imperialista ataca Cuba novamente? Assista aqui outros cartoons políticos já publicados em Dois Pontos: Travessão.

Site oficial do Artista Banksy (aqui)

Outras postagens sobre a polêmica cena do sofá: A liberdade do capital e a escravidão simbólica

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu vi: Cartoons com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Política&Arte: Grafiteiro Banksy nos Simpsons

  1. Muito bom mesmo. Eu fiquei impressionada também. Não sei o que me impressionou mais, se foi o fato do dono da FOX ter deixado isso ir ao ar (agora já foi proibido de ser re-apresentando, não foi?) ou pelo fato do Matt Groening ter topado colocar uma crítica ao próprio processo de terceirização e precarização que eles foram acusados por supostamente a maior parte dos desenhos serem feitos por uma empresa na Coréia do Sul. Não sei que parte disso é verdade tbm, não averiguei. Só tinha visto a notícia por aqui http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2010/10/101011_videosimpsonsebc.shtml
    Beijoca!

  2. dsoares08 diz:

    O Murdoch tentou se sair com uma conversa sobre direito autoral. Ele disse que mandaram tirar a abertura do YouTube porque em 24h ou menos ela seria postada no Hulu, onde aparentemente as emissoras conseguem receber crédito e lucrar com as visualizações da Internet. Parece que ja ta tudo disponivel de novo.
    Mas não são de hoje as piadinhas dos Simpsons com a FOX. Claro que essa foi a mais pesada politicamente falando. Vamos ver até onde vai o Matt Groening.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s