E os Karas do Pedro Bandeira?

Saudade dos Karas

Hoje é Dia das Crianças e depois de passar o dia tuitando sobre as mil caras do Serra, me veio na cabeça os Karas, do Pedro Bandeira. Tão lembrados? Os cinco intrépidos alunos do Colégio Elite, Calu, Miguel, Crânio, Magri e Chumbinho, que juntos formam os Karas e solucionam crimes e mistérios?

Bom demais né? Que saudade dos Karas.

Encontrei uma entrevista muito bacana do Pedro Bandeira no Youtube, onde ele fala sobre como começou a escrever. Aparentemente, o Pedro Bandeira era um menino muito mentiroso que, com o tempo, foi aprendendo que colocar as suas mentiras no papel poderia ser melhor do que espalhá-las por ai.

Pedro fala também sobre seus livros mais famosos, dentre eles “A droga da obediência”, primeira aventura dos Karas (o avesso dos “coroas”, como explica o autor no seu site) e “A marca de uma lágrima”, contando como a palavra “calcinha”, usada neste livro, causou polêmica e revolta moralista em algumas escolas.

A entrevista é um show de um cara que é muito bom com o público para quem ele escreve. Um simpático “tio” de bigode, que sabe exatamente do que a gurizada gosta. Matem a saudade ai com o vídeo:

Visite também: Biblioteca Pedro Bandeira

Esta entrada foi publicada em Fora de Pauta com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a E os Karas do Pedro Bandeira?

  1. Nossa. Que saudade mesmo. De “Droga da Obediência” em diante eu devorei sistematicamente todos os livros para adolescentes do Pedro Bandeira que eu encontrava na biblioteca do Colégio Salesiano em Sorocaba. Eu lembro que isso me rendeu ter que renovar minha carteirinha, que chegou a lotar por causa do número de empréstimos. Adorei. Adorei.

  2. dsoares08 diz:

    Nossa! Carteirinha da Biblioteca é demais! Tenho que criar uma sessão túnel do tempo aqui no Blog, só pra essas lembranças anos 90 que aparecem! Carteirinha da biblioteca… olha só! As crianças usam o que hoje em dia? Cartões magnéticos? Eu sei – por uma amiga minha que trabalha com isso – que na cantina das escolas as criança já fazem os pedidos em tótens, igual aqueles do aeroporto! 🙂

Deixe uma Resposta

