Agatha Christie está de aniversário

Os 120 anos da Rainha do Crime

Há 120 anos nascia em Torquay, Inglaterra, Agatha May Clarissa Mallowan (15 de Setembro de 1890 – 12 de Janeiro de 1976), mais conhecida como Agatha Christie, a Rainha do Crime. Neste 15 de Setembro, também sopram velinhas seus mais importantes personagens: O Detetive Hercule Poirot, um homenzinho extravagante, com cabeça em formato de ovo, dotado de um grande conhecimento acerca da natureza humana e Miss Jane Marple, uma solteirona simpática e sagaz, aficcionada por mistérios, nos romances e na “vida real”. Poirot estaria completando 90 anos e Miss Marple 80. Os dois nunca se encontraram no universo dos livros de Agatha Christie. Os fãs lamentam, mas a autora garante que foi melhor assim:

” People never stop writing me nowadays to suggest that Miss Marple and Hercule Poirot should meet–but why should they? I am sure they would not enjoy it at all. Hercule Poirot – the complete egoist, would not like being taught his business by an elderly spinster lady. He was a professional sleuth, he would not be at home at all in Miss Marple’s world. No, they are both stars, and they are stars in their own right. I shall not let them meet unless I feel a sudden and unexpected urge to do so.”

Melhor nem discutir, não é mesmo?

O primeiro livro que li da Agatha Christe foi “A mansão Hollow”. Nunca mais parei. Depois disso veio Crime na Praia, Assassinato no Expresso Oriente, Morte na Mesopotâmia, Cai o Pano, Testemunha Ocular do Crime, Noite das Bruxas, Elefantes não esquecem, Depois do Funeral, Café Preto, Passageiro para Frankfourt, Assassinato no Campo de Golfe e mais pelo menos meia dúzia que eu estou esquecendo no momento.

Como homenagem aos 120 anos da nossa Rainha, deixo no quadrinho ao lado o “gostinho” de um de seus romances. Pra quem nunca leu, curtam ai  esta pequena demonstração de como funcionam as magníficas “celulazinhas cinzentas” do grande Hercule Poirot.

Leia também:

  • Livro: Poirot Sempre Espera & Outras Histórias – Clique Aqui
  • Livro: Os diários secretos de Agatha Christie (livro ainda não lido pelo Blog!) – Clique Aqui
Esta entrada foi publicada em Eu li: Agatha Christie, Fora de Pauta com as etiquetas , , , , , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Agatha Christie está de aniversário

  1. Rachel diz:

    Oi Di! Você sabe que eu adoro Agatha Christie, né?! Conheci na pré-adolescência! Tenho quase todos os livros dela, só faltam 4!!!!! A maior parte comprei em banca de jornal bem baratinho, outros livros vieram de sebos, outros ganhei, poucos que comprei em livrarias com preço bem mais salgado!
    Agora ganhei o livro “Os Diários Secretos de Agatha Christie” e tô quase terminando. E no final tem dois contos inéditos!
    Depois te escrevo uma “análise” do livro😛
    BJO

  2. dsoares08 diz:

    Oi Rache!!!

    Nossa, só faltam QUATRO livros pra ti ter lido todos os livros da Agatha??? Meu-deus!
    Eu to sabendo desse “Os diários secretos” e cada vez que eu passo pela livraria da UCS eu dou uma alisada nele, mas eu nao consigo nem folhear, pq tem um plástico envolvendo😦

    Eu li que o autor desse livro vai escrever outros, pq aparentemente ela tinha MUITO material e um monte de rascunhos de historias inacabadas…

    Eu super entusiasta da idéia de começarem a fazer umas publicações post-morten da Agatha Christie. Estão fazendo isso com o Harold Robins e eu achei otimo! Eu li uma entrevista mto boa com o autor desse livro no Blog da Cultura e ele diz que tem uma autora, uma tal de PD James, que tem um estilo muito próximo da Agatha Christie. Podiam convidar esses escritores famosos de suspense, tipo ela, o Georges Simenon, etc e fazer uma série especial de publicações além túmulo. Você não acha que lá em cima (ou lá embaixo) a Agatha Christie não ficaria feliz de ver os livros dela publicados?

    Eu tb to doida pra ler uma autora suéca ai que estão chamando de a nova agatha christie. Mas esses lançamentos não têm na biblioteca da UCS e eu sou pobre😦

    Beijos Rache!
    Saudades de Brasília!

Deixe uma Resposta

