Dica do final de semana: Leandro Konder e Bertolt Brecht

Leandro Konder e Bertolt Brecht

Quem nunca ouviu o poema do Analfabeto Político? Quem nunca ganhou um cartãozinho de felicitações com uma citação do Brecht? E discurso de formatura então?

Bertolt Brecht deve ser um dos escritores mais referenciados do mundo. Meu pai sempre citava passagens do Brecht nos discursos de formatura, na época em que era professor universitário. Acho que foi dele que ouvi pela primeira vez: “Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores; Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; Porém há os que lutam toda a vida. Estes são os imprescindíveis”.

Resolvi abrir este post para compartilhar duas grandes descobertas deste final de semana.

Encheu o saco? Não vai ler até o final? Tudo bem! (truque que aprendi no site da Folha de São Paulo):

Artigo de Leandro Konder sobre Bertolt Bretch “A Poesia de Brecht e história” – Clique logo aqui

Livro na íntegra de Leandro Konder “O que é dialética?” – Clique logo aqui

A primeira é um artigo escrito por Leandro Konder intitulado “A Poesia de Brecht e a História”. Nele o autor conta a história do poeta, correlacionando seus poemas com o momento histórico em que foram escritos. É muito bom.Vocês podem encontrar o artigo na íntegra neste link, através da postagem feita pelo Ballarotteando, blog parceiro de Dois Pontos: Travessão 😉 Eu, particularmente, conhecia muito pouco sobre a obra e a vida de Bertolt Brecht. Aprendi bastante.

A outra descoberta é para pessoas que, assim como eu, ficam felizes quando encontram livros com texto integral na internet. Esbarrei, por acaso, em um livrinho escrito pelo Leandro Konder para a Coleção Primeiros Passo, o “O que é dialética?”.

Eu gosto da Coleção Primeiros Passos. No que se refere à livros de bolso, com abordagens rápidas sobre questões relevantes, conheço cinco coleções: 1) A “Folha Explica”, da Folha de São Paulo; 2) a “Questões da nossa época”, da editora cortez; 3) a “Coleção Primeiros Passos”, da editora brasiliense; 4) a “Em 90 minutos”, da Jorge Zahar e 5) a “LP&M Pocket Encyclopaedia”, da editora LP&M de Porto Alegre. A coleção da LP&M é uma droga. Não vou nem tentar enganar ninguém. É ruim mesmo. Maçante, mal escrito. Não. Ruim. A “Folha Explica”, depende do livrinho que você pega. O “Folha Explica – O PT”, por exemplo, do Paul Singer, é bom, cumpre o papel a que se propõe. A “Questões da nossa época” eu conheço pouco, mas já me deparei com alguns títulos e autores que parecem valer a pena.

Os meus preferidos mesmo são os livrinhos da “Coleção Primeiros Passos” e da “Em 90 minutos”. Só que a “Em 90 minutos” é uma coleção mais biográfica, que te ensina em 1h30 tudo que você tem que saber sobre determinado sujeito (Focault, Hegel, Einstein, Santo Agostinho) para, na melhor das hipóteses, sobreviver à uma conversa com pessoas afetadas, normalmente mais metidas a “cult” do que cultas de verdade. O conteúdo que a coleção te oferece não supera esta utilidade. Já a “Primeiros passos” é diferente. Tem conteúdo de verdade ali e se você considerar alguns autores e algumas temáticas, você percebe que a coleção se propõe a oferecer os primeiros passos de caminhadas bem mais longas. E isso tudo sem ferir a abordagem de ser simples, suscinto, pedagógico. Qualidades que estão em falta em muitas rodas hoje em dia. Inclusive no movimento estudantil, que tanto depende da sua capacidade pedagógica.

Segue aqui o link para o livro “O que é dialética?”, de Leandro Konder. Curtam as dicas. E bom final de semana a todos 😉

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Fora de Pauta com as etiquetas . ligação permanente.

3 respostas a Dica do final de semana: Leandro Konder e Bertolt Brecht

  1. Hahaha, adorei a “tática da Folha” e a sugestão dos “Primeiros Passos”. Outro dia tava relendo “O que é a Revolução” do Florestan Fernandes. Uma delícia. 🙂
    Beijão e obrigada por me introduzir no mundo dos blogs! 😀

  2. João Paulo Garibaldi diz:

    Sempre quis ler esses livrinhos que trazem uma abordagem rápida sobre temas relevantes… Agora já tenho uma análise sobre quais valem mais a pena ser lidos! =)
    Muito bom o post Didi!

    Muito bom poder ler você e a Bruna agora, aliás!

    Beijo!
    JP

  3. dsoares08 diz:

    Que bom que tu gostou João! Esses livrinhos da Primeiros Passos são realmente mto legais e os melhores estão quase todos disponíveis na internet para download! Peguei pra reler O que é Ideologia, esses dias na biblioteca da ucs (sabe como é, vai procurar um sabiston pra prova de cirurgia… e acaba se perdendo dez prateleiras adiante hehehe)e a gente sempre aprende alguma coisa, ou relembra o que esqueceu! Incrível!
    Beijocas e até o EREM!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s