Livro – Uma Crença Silenciosa em Anjos

Uma Crença Silenciosa em Anjos

Conceito: 4

Gênero: Drama e Suspense

Esta é a história de Joseph Vaugham e do assassino de meninas.

Em Augusta Falls, pequena cidade da Georgia, no sul dos Estados Unidos, meninas de 10 a 12 anos começam a ser brutalmente assassinadas. Após serem violentadas, seus corpos são desmembrados e descartados na área rural, para serem encontrados por uma comunidade cada vez mais amedrontada.

Joseph Vaugham tem a idade das meninas, quando os crimes começam a acontecer. É ele que encontrará uma das vítimas do matador de meninas e nunca mais se esquecerá de sua imagem: Tênis brancos brotando do chão e cortes grotescos de um corpo frágil espalhados pela terra suja.

Os assassinatos começam em 1939 e se estendem por quase dez anos. Só então o anjo da morte parece deixar Augusta Falls.

Os assassinatos e a perda dos pais marcarão a infância de Joseph. A paixão pela professora da escola e o hábito de purgar seus medos e angústias através da escrita também. Moldado pelos anos duros da Guerra e por tragédias familiares sucessivas, Joseph crescerá e deixará Augusta Falls, enterrando seu passado de dor nos campos de algodão da Georgia.

Em Nova York, acolhido por uma roda de escritores e bohêmios do Brooklin, Joseph pensa estar começando uma nova vida. A cidade incrível, que arrebata os seus sentidos, lhe devolve a felicidade e faz nascer, das batidas de uma velha máquina, seu primeiro livro. Assim, Joseph cumpre a promessa do melhor de sua infância e se torna, finalmente, um escritor.

É no auge de sua felicidade que Joseph recebe mais uma vez a visita do anjo da morte. Um novo assassinato acontece e o método não se deixa enganar: O Assassino de meninas está de volta.  Joseph, entretanto não é mais uma criança e resolve que é hora de revidar. Armado de suas recordações e de velhos recortes de jornal, Joseph volta à Georgia decidido à fazer justiça. Em uma cena final, que se desenrola em paralelo à todo livro, Joseph fica finalmente cara a cara com o monstro, num eletrizante acerto de contas de onde não se sabe quem sairá vivo.

Comentário: Achei excelente. Apesar do argumento central ser a morte, é um livro bonito de se ler. Tem uma escrita muito poética em vários momentos, o que nem dificulta a leitura, nem enfraquece o mistério do enredo principal. O ritmo lembra muito o cinema. Parece um daqueles filmes muito bem feitos, em que você consegue não só acompanhar uma história, mas sentir todo aquele clima sulista criado pelo autor e o sofrimento do personagem principal. Nesse sentido, o livro é bastante pesado, emocionalmente falando. O personagem principal é um desgraçado, que ganha todas as coisas da vida só para que possa perdê-las vinte páginas adiante. As relações interpessoais, os trejeitos interioranos dos personagens, o contexto histórico da guerra, do preconceito contra os estrangeiros e negros, o moralismo religioso de 80 anos atrás, a velocidade com que as coisas mudam nos anos 50 e 60, tudo isso afoga você no livro. Não tem como não entrar lá dentro.

Uma boa dica para “sentir” o espírito do livro é ouvir a música “Days of 49”, que o personagem principal canta com seus amigos bohêmios do Brooklin nas madrugadas novaiorquinas. Por mais que a música seja “trilha sonora” só de uma das quatro partes em que o livro pode ser virtualmente dividido, o ritmo da música encarna bem o estado de espírito do livro todo.

“Uma crença silenciosa em anjos”  é um grande livro, que trabalha uma temática bastante “popular” (o livro é um thriller), mas com grande qualidade de escrita. Vale a pena conferir.

Leia também: Criança 44

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s