Livro – Caim

Caim

Conceito: 4

Gênero: Versão crítica da Bíblia

“Imagina o orgulho, o prestígio, o crédito que noé ganharia aos olhos do Senhor se conseguisse convencer um desses animais a entrar na Arca, de preferência o Unicórnio, supondo que o consiga encontrar uma vez. O problema do Unicórnio é que não se lhe conhece fêmea, portanto não há maneira de que possa vir a reproduzir-se pelas vias normais da fecundação e da gestação, ainda que, pensando melhor, talvez não o necessite, afinal, a continuidade biológica não é tudo, já basta que a mente humana crie e recrie aquilo em que obscuramente acredita”

“Está visto que a Guerra é um negócio de primeira ordem, talvez seja mesmo o melhor de todos a julgar pela facilidade com que se adquirem do pé para a mão milhares e milhares de bois, ovelhas, burros e mulheres solteiras, a este senhor terá de chamar-se um dia deus dos exércitos, não lhe vejo outra utilidade, pensou Caim, e não se enganava”

Em “Caim” José Saramago reconstrói os passos de Caim após matar seu irmão Abel e ser condenado pelo Senhor a peregrinar sem rumo pelo mundo, até o fim dos seus dias. Caim, com a marca de Deus na testa, segue sua viagem sem fim em cima de um burro e testemunha de perto os episódios mais importantes do Velho Testamento, narrados com muito humor e a ironia ácida que consagrou o autor como um dos mais importantes escritores em língua portuguesa do mundo.

Comentário: Este é o último livro que José Saramago escreveu e o primeiro dele que eu li (confesso). Eu tentei ler “Ensaio sobre a Lucidez” depois que uma amiga minha (a Bruna) me indicou mas eu tava numa época mais acelerada da minha vida e eu não consegui me adaptar com o ritmo do Português de Portugal + ausência de regras e vírgulas do Saramago. Achei a leitura trancada, mas agora definitivamente peguei o jeito e não pretendo ficar por este primeiro.

O livro é curtinho (172 páginas) e divertidíssimo, arranca várias risadas do leitor. Mais do que recomendado para ateus e não-ateus. Não deixem de conferir.

PS: Fiquei viajando no significado na figura que escolheram para ser capa do livro aqui no Brasil. A arte em questão é uma colagem sobre madeira, do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Minha teoria é que a gravura representa a marca que Deus fez na testa de Caim, da mesma forma que no centro da figura há uma área mais intensa, em vermelho, “marcando” a imagem. O que vocês acham?

Leia também: O Livro das Mentiras

Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a Livro – Caim

  1. Juju diz:

    Vou ler Caim! Me convenceu!

  2. dsoares08 diz:

    Juju!
    Que prazer a sua presença neste humilde blog!
    Não vai se arrepender de ler Caim. Depois me conta!
    Beijocas

Deixe uma Resposta

