Livro – Estranha Presença

Estranha Presença

Conceito: 3

Gênero: Terror à moda antiga

Hundreds Hall, uma majestosa construção situada na região rural da Inglaterra, abriga há mais de cem anos a família Ayres, últimos representantes de uma aristocracia decadente e arrasada pela Segunda Guerra Mundial. Hundreds e sua atmosfera densa, misteriosa e sedutora é a chave de tudo. A casa é ao mesmo tempo palco e personagem desta deliciosa história de terror à moda antiga, como não se escreve mais hoje em dia.

O Dr. Faraday, um médico de família de origem humilde e atormentado pelo surgimento da previdência social na Inglaterra – para a qual pensa que perderá toda a sua já restrita clientela – é chamado às pressas em Hundreds em uma tarde de domingo para examinar a criada da casa, que está sofrendo com fortes dores de estômago. É assim que ele retorna à imponente residência, a qual não visita há mais de 30 anos, desde quando ainda garoto acompanhou sua mãe em um dos muitos eventos sociais sediados na mansão.

O Dr. Faraday, à princípio, se assusta com o estado de deterioração avançado da casa: Há goteiras por todos os lados, infiltrações arruinam os finos papéis de parede e a pintura outrora viva e forte desbota à ação do tempo. Combalidos com a decrepitude da casa e de sua classe social, sobrevivem em Hundreds a viúva do todo-poderoso Coronel Ayres e seus filhos, a encantadora e desajeitada Caroline e o instável Roderick, que aos trancos e barrancos tenta substuir o pai e desempenhar suas funções como Senhor de Hundreds.

A escalada de eventos misteriosos se inicia quando Gyp, o simpático cão dos Ayres, se joga contra uma garotinha de seis anos, desfigurando seu rosto para sempre. Pressionados pelos pais da menina, os Ayres são obrigados à sacrificar o animal.

A morte de Gyp marca uma reviravolta na casa. Caroline não se conforma com a perda do cachorro e ela e os criados podem jurar que continuam ouvindo seus passos arranhar as escadarias da casa. Roderick torna-se a cada dia mais tenso e arredio. Seu estado mental se deteriora à medida em que a casa começa a esconder peças de seu vestuário e lhe açoitar com outras brincadeiras. Enquanto isso, a senhora Ayres envelhece à olhos vistos com os problemas dos filhos e torna-se cada dia mais impressionada com estranhos rabiscos que começam a surgir pelas paredes.

Oscilando entre a razão e a crença, o Dr. Faraday se joga de cabeça na enxurrada poderosa que parece levar todos os Ayres para o fundo do poço. Totalmente envolvido pelo estranho magnetismo que a casa parece exercer sobre si e lutando por salvar Hundreds e a família Ayres, o médico encontrará nos quartos escuros da mansão o amor e rastros de seu próprio passado.

Comentário: Muito bom, não só como história de terror mas também como drama.

Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a Livro – Estranha Presença

  1. Rachel diz:

    hummmmm… Di, gostei, parece bem misterioso… vc comprou ou pegou em biblioteca?
    BJO

  2. dsoares08 diz:

    Fala ai Rache!

    Esse eu comprei, o livro é novíssimo, e 2010. Acho que tu, como psicóloga ia curtir. É bem misterioso sim, eu particularmente, colacaria mais um dois eventos estranhos que eu achei mto bola quicando no livro, mas a história é bem boa! Tensa!

    Beijus!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s