Livro – Criança 44

Criança 44

Conceito: 3

Gênero: Suspense

“Criança 44” conta a historia de Liev, um condecorado herói de guerra que trabalha como Agente de Segurança do Estado, em plena Rússia Stalinista. Policial competente e fiel ao Estado Soviético, Liev se vê diante de uma difícil tarefa: Resolver o assassinato de 44 crianças dentro de um regime que negava a existência de assassinos no país. O Estado pregava que a marginalidade era um desvio burguês e que a harmonização da Rússia após a Revolução havia acabado com qualquer indício de violência no meio social.

Correndo contra o tempo – e também contra a morte – Liev e sua esposa percorrem a Rússia em busca do Assassino. A caçada acaba os levando às entranhas do regime e, inesperadamente, ao próprio passado de Liev.

Comentário: Eu gostei. A história prende a atenção do início ao fim e a escrita é muito clara, tornando a leitura fácil e rápida. Politicamente falando, verdade que o livro não é muito pró-comunismo. Mas convenhamos que o Stalinismo não foi o melhor marketing que o socialismo já teve. Eu, particularmente, estou muito bem resolvida com o fato de que o Stalinismo foi uma catástrofe e que aquilo foi tudo, menos socialismo. Portanto não achei muito ruim que o autor tenha usado a repressão às liberdades do Stalinismo como premissa do livro. O livro parece bem pesquisado, mas tem coisas que eu não sou capaz de avaliar, como o estado de miséria de algumas regiões na Ucrânia, por exemplo. As descrições da fome que se passava nestes lugares são terríveis no livro. Mas em 1930, que é quando se passa a primeira parte do Livro, ninguém no mundo estava jogando dinheiro para cima mesmo.

Este livro será filmado, pelo cineasta Ridley Scott, que dirigiu O Gladiador e Blade Runner. Acho que vai ser um filme bom (apesar de que a versão Hollywoodiana sim, deve usar muito o filme para fins de propaganda). Sem previsão de chegada aos cinemas ainda. Vamos aguardar.

Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , . ligação permanente.

2 respostas a Livro – Criança 44

  1. Larissa diz:

    3 em uma escala de 0 a quanto?

  2. dsoares08 diz:

    Oi Larissa!

    De 0 a 4! Na barra lateral ali tem uma explicação:

    Não entendeu o que significam os conceitos? Veja como este Blog dá notas:

    Dois Pontos:Travessão. segue o esquema de conceitos usado pela Universidade de Caxias do Sul – “Pés na Região, Olhos no seu Bolso”, para dar notas ao objeto dos seus posts. Assim:
    de 0 a 5,9 = Conceito 0;
    de 6 a 6,9 = Conceito 1;
    de 7 a 7,9 = Conceito 2;
    de 8 a 8,9 = Conceito 3;
    de 9 a 10 = Conceito 4;

    Abraços!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s