Casa de Cultura Mário Quintana – Fechada Sala de Cinema!

Feitos do Déficit Zero: Cultura Zero

Li no Blog do Marco Aurélio Weissheimer que a Sala Norberto Lubisco da Casa de Cultura Mário Quintana foi fechada. Diz, o jornalista, o seguinte:

O último que sair, apague a luz…

A sala de cinema Norberto Lubisco foi fechada. O auditório Araújo Vianna foi fechado. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) ficou sem sala. No governo do Estado e no governo da capital gaúcha, admiram-se as palavras “choque”, “moderno” e “zero”, entre outras. Ser moderno é dar choques para garantir alguns zeros. Para isso, é preciso fechar coisas, vender bens, desfazer-se do que é (supostamente) secundário. Esse é o padrão de eficiência de gestão que vem sendo perseguido pelos últimos governos no Rio Grande do Sul. Há quem fale de um profundo retrocesso cultural em curso no Estado. As autoridades da área rejeitam veementemente essa afirmação e garantem que o Estado cavalga na direção do último grito da modernidade. E fica tudo por isso mesmo. O clima de apatia que estacionou sobre a Província de São Pedro se encarrega do resto. E o resto, no caso, é silêncio.

É uma péssima notícia. Eu freqüento a Casa de Cultura Mário Quintana quase sempre que vou a Porto Alegre e é um dos lugares em que sempre levo os conhecidos vindos de outros estados para ter um “gostinho” da nossa capital. Só para citar algumas paradas obrigatórias: Acervo Elis Regina, o quarto do Poeta Mário Quintana, Chopp no Café dos Cataventos e, às vezes, um filmezinho nas salas de cinema da Casa.

A Casa de Cultura é um dos melhores lugares de se ir em Porto Alegre. E olha que eu acho que considerada a estrutura (todo o espaço do Hotel Majestic, cuja história vale a pena conhecer) a CCMQ poderia ser muito melhor aproveitada. Há vários “vazios” no espaço que dão pena. O próprio Acervo Elis Regina, que é bacana, merecia mais do que aquele quartinho. Um lugar tão bonito, tão bem localizado (dá pra ir a pé vendo os prédios históricos mais bonitos da capital, desde a Rua da Praia…), poderia ser muito melhor divulgado e aproveitado pelos moradores e visitantes da Capital.

Li no Blog Uma Dose de Cinema (excelente descoberta, aliás) que a Secretaria de Cultura prometeu devolver a Sala em Maio desse ano e que haverá neste final de semana um movimento “vamos ocupar as salas de cinema do Mário Quintana”, nas sessões das 15h. Portanto…

Dia 27/02/2010 nada de Shopping! Vá à casa de cultura.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu li em blog alheio com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s