O mundo pós-aniversário

O mundo pós-aniversário

Conceito: 4

Gênero: Romance

Este é um livro absolutamente encantador. Irina McGovern é uma ilustradora de livros infantis de 42 anos. É uma americana radicada em Londres, onde vive com o marido (pelo menos ele a chama de “esposa”), Lawrence Trainer, um analista de política externa, especializado em Terrorismo. O casal tem um amigo, Ramsey Acton, jogador de sinuca bastante famoso na Inglaterra, país onde o snooker é um esporte muito popular. Juntos, os três nutrem uma tradição: todos os anos, no aniversário de Ramsey eles jantam juntos.

Irina não gosta, ou não entende nada, de sinuca. Mas quando o marido viaja à trabalho justamente na época em que o amigo completará seus  47 anos, ele insiste para que a esposa telefone e marque alguma coisa com Ramsey, por “delicadeza” e pelo bem da tradição.Irina e Ramsey saem para jantar e ela descobre que  Jude – a ex-mulher de Ramsey e Lawrence não eram o que tornava possível Irina sobreviver aos jantares com Ramsey. Na realidade eles eram o que atrapalhava

Depois do descontraído jantar, Ramsey convida Irina para ir à sua casa. No porão, eles se divertem entre uma tacada e outra na mesa de sinuca, até que ele a convida à experimentar a sua denise, taco da sorte do jogador, nomeado em homenagem à uma antiga namorada da adolescência. Este é o momento em que a história começa. Ao se aproximar do jogador, Irina sente um ímpeto quase incontrolável de beijá-lo. Em um universo ela o beija. Em outro não.

O livro tem ao todo vinte e dois capítulos: um capítulo número “1”, um capítulo número “12” e vinte capítulos número 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Ao longo destes capítulos duas histórias são contadas: a história da vida de Irina se o beijo tivesse acontecido e a historia da vida de Irina caso ela tivesse resistido ao beijo e voltado correndo para casa.

O livro é antes de tudo impecável. Se a Lionel Shriver não chega a deslocar do pódio nenhum dos meus autores favoritos, porque de fato outros livros já me deram mais prazer, com certeza um mérito ela tem: Minha inveja eterna. Que escrita perfeita! E que habilidade de colocar suspense numa história de amor.

Eu descobri a existência desse livro por duas más referências, pra gente ver como vale a pena pelo menos dar uma chance pro acaso. Pouco antes do natal eu li na Zero Hora (1) um artigo da Martha Medeiros (2) recomendando esse livro. Adoro livros e filmes com histórias paralelas. Aceitei a sugestão na hora. Acho que a expectativa de começar esse livro me ajudou a terminar o livro do Stieg Larsson (que deus o tenha) que eu vinha arrastando um pouquinho no final do ano passado.

Recomendo pra todo mundo, especialmente pras mulheres. Não acho que os meninos terão muita paciência com essa leitura. Mas vale a pena. É muito bom. E pra quem já viu por aí um livro curioso, com a capa dum garotinho usando uma máscara de lobo, cujo nome é “Precisamos falar sobre Kevin”, pode comprar com fé. É da mesma autora, e pela sinopse deve ser melhor ainda que esse.


Esta entrada foi publicada em Eu li: Ficção com as etiquetas , . ligação permanente.

5 respostas a O mundo pós-aniversário

  1. Bruna diz:

    É, acho que você tem razão! Fiquei morrendo de vontade de ler 🙂
    Beijoca

  2. dsoares08 diz:

    Quando você vier pro FSM eu levo ele e te empresto! 😉
    Tu vai gostar mesmo, tenho certeza.
    Beijus!

  3. Rachel diz:

    Oi Di! 🙂
    humm….tb fiquei com vontade de ler…já tá na minha lista de compras!!!
    BJO grande

  4. dsoares08 diz:

    Acho que tu vai adorar tb. E como psicóloga, acho ate que tu deveria ir atrás do outro que ela escreveu “Precisamos falar sobre kevin”. Esse ai deve ser punk!
    Beijao Rache!

  5. Kesianne diz:

    Precisamos falar sobre o Kevin é um livro maravilhoso… E a essa altura do campeonato vc já deve ter lido e concordado comigo!
    Abraços

Deixe uma Resposta

