Abaixo a Repressão

Abaixo a Repressão

História do Movimento Estudantil no RS

Conceito: 3

Nas últimas semanas aconteceram eleições para o Diretórios Centrais de Estudantes da UFRGS, USP e UCS. Acompanhei as duas primeiras, me engajei na última mas só comemorei uma vitória, que infelizmente não foi na minha universidade. Mas, se não dá para ter tudo, fico feliz que a vitória tenha sido na USP, o que tem um peso simbólico e prático muito mais relevante para todo o conjunto do Movimento Estudantil, do movimento social e da sociedade brasileira. Afinal, o Sr. Burns governa São Paulo. E não está satisfeito com isso!

Essa conversa toda de movimento estudantil “pelo fim das passeatas”, livre da manipulação partidária, contra a esquerda sujinha que cola cartazes nos muros da universidade e não presta contas pela internet (apesar de prestar contas!), me lembrou que eu li no começo do ano, para uma discplina que eu cursei junto com a História (História do Brasil III) um livro chamado “Abaixo a Repressão”, de dois jornalistas que viveram o movimento estudantil gaúcho na década de 70.

O melhor do livro é a reconstituição dos grupos que disputaram o ME gaúcho da época, reconstituição ajudada pelo fato dos jornalistas serem atores desse momento. Há muito material sobre os grupos armados de esquerda, que atuavam na guerrilha urbana ou rural, mas sobre as tendências do ME, divididas com a clareza com a que hoje nós conseguimos dividir e entender as diferenças entre as correntes da Oposição de Esquerda, os campos do PT e etc, eu nunca tinha visto. Um ponto nota dez do livro é também a contribuição para o Movimento Estudantil de Medicina. Tem coisas preciosas sobre o CASL e sobre a participação dos estudantes de medicina no movimento geral, tanto da UFRGS, quanto da PUCRS, esta última, infelizmente com menos detalhes. Mas os estudantes de medicina estavam lá, como continuam estando, de um lado ou de outro.

O livro tem muitas entrevistas, fotos e imagens de cartazes de chapas e jornais da época, coisas dos centros acadêmicos mesmo, como uma edição de Outubro de 1976 do PSIU, jornal do pessoal da psicologia da UFRGS, segundo o livro, ainda em atividade. Das entrevistas, gostei da do Jorge de Souza, o primeiro presidente do DCE da UFRGS eleito pelo voto direto (pós decreto 477), em 1975. Diz no livro que quando ele entrou na universidade ele não quis procurar o CASL, porque nesta época os trotskistas, da Facção Bolchevique Trotskista, tinham uma influência muito forte por la. Foi direto para o DCE, que era dirigido pela Unidade, grupo que reunia o PCB e o PCdoB. O Jorge de Souza foi da ANMR também, Associação Nacional dos Médicos Residentes. Não sei o que faz hoje. Mas diz no livro que saiu do PCdoB nos anos 90 ainda. Deve ser médico por ai.

Os relatos sobre a direita estudantil são bem ricos também, especialmente no que se refere ao DEE – Diretório Estadual de Estudantes, órgão que a ditadura criou para representar os estudantes do estado. Qualquer semelhança com o movimento estudantil pelo fim das passeatas de hoje não é mera coincidência.

Vale a pena ter em casa, pra todo mundo que curte ler sobre a historia do ME. Pra quem é gaúcho e militante, indispensável.

Gosta de história do ME? Então Leia também:

A história do movimento estudantil de direita

O Movimento Estudantil de Medicina e a Criação do SUS: uma História na Luta pela Saúde

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Eu li: Política com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Abaixo a Repressão

  1. babington diz:

    curti teu blog didi

    bora publicar alguma coisa sobre o stalinismo granoleiro…

  2. dsoares08 diz:

    hahaha! Bora escrever uma tese de mestrado sobre o stalinismo granoleiro babi!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s