Aquarela do Brasil

Para começar a semana

Vi no Blog do Jornal do Brasil que 27 de Setembro é o aniversário de falecimento de Francisco Alves (Rio de Janeiro, 19 de Agosto de 1898 – Pindamonhangaba, 27 de Setembro de 1952), cantor brasileiro conhecido como o “Rei da Voz”.

Francisco Alves foi o primeiro intérprete de “Aquarela do Brasil”, do compositor mineiro Ary Barroso, ainda em 1939.

Eu sei que “Aquarela do Brasil” é uma música políticamente controversa, que marcou o início do samba-exaltação, movimento musical estimulado e financiado pela Ditadura de Vargas, para injetar na identidade cultural do brasileiro um nacionalismo bastante inspirado na ideologia fascista, que estava em voga na Europa e a qual Getúlio era chegado.

Mas a música é linda. O que que eu posso fazer? :-)

Localizei no youtube um vídeo com a voz de Francisco Alves interpretando a música, que indico neste link (aqui). Mas, para postar no blog, escolhi o Desenho Animado da Disney, símbolo da Política de Boa Vizinhança do Governo Americano, por ter o costume de postar Cartoons com conotação política no blog. Nesta versão a música não é interpretada por Francisco Alves, mas sim por Aloysio Oliveira.

Curtam ai e boa semana a todos. ;-)

Curiosidade: Preste a atenção no trecho em que Francisco Alves canta “meu mulato inzoneiro”. Na realidade ele canta “meu mulato risoneiro” no lugar de “inzoneiro” por não ter compreendido a caligrafia ilegível de Barroso, que, aliás, foi muito criticado por ter usado palavras incomuns em uma música popular, como “inzoneiro”, “merencória” e “trigueiro”. Já na versão da Disney, Aloysio canta a letra corretamente.

Confira também: Pato Donald nazista? Passarinhos soviéticos? Super B, a águia imperialista ataca Cuba novamente? Confira aqui outros cartoons políticos já publicados em Dois Pontos: Travessão.

About these ads
Esta entrada foi publicada em Eu li em blog alheio, Eu vi: Cartoons com as etiquetas , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s